quinta-feira

As marimbas africanas no Brasil e no mundo

A marimba é considerada um instrumento de percussão de origem africana, amplamente integrado e adaptado para o uso em orquestras sinfônicas. Da mesma família encontramos também diversos instrumentos tradicionais encontrados na África, como o balafon do Oeste Africano e a mbila do Moçanbique.



 Trazida a América Central, a marimba ganhou grandes destaques entre os grupos populares na Guatemala, Costa Rica, Honduras, Nicarágua e México. Porém no Brasil, o instrumento apenas se popularizou dentro das orquestras, perdendo muito das características e da sonoridade como um instrumento étnico.


Zimbabwe vivo! Grupos que se tornaram populares por ensinar e divulgar a música africana: (clique nos nomes dos grupos para ir até a página oficial)



Zimba Marimba Band (Suécia): Há seis anos o grupo Zimba Marimba foi fundado por Peta Axelsson, nascida e criada no Zimbabwe. Peta tem se dedicado a desenvolver metodologias para a aplicação do instrumento nas escolas da Suécia. Seu trabalho pioneiro tem sido enormemente elogiado e apoiado pelos maiores veteranos da música e da educação naquele país. Com um enfoque diretamente voltado a educação e ao resgate da cultura africana, o grupo Zimba Marimba tem realizado diversos workshops, acampamentos, concertos na África do Sul, Europa e Estados Unidos.

amAmbush (Cidade do Cabo- África do Sul): grupo liderado pelo joven Ross Johnsson, tem sido considerado atualmente como o expoente do gênero no mundo. amAmbush marimbas tem se dedicado ao desenvolvimento da música africana realizando o ensino da música nas escolas e em organizações não-governamentais. Ao total são 600 estudantes atendidos, muitos deles tem se tornado verdadeiros profissionais da música e completamente qualificados para o mercado de trabalho. Além do atendimento nas comunidades o grupo tem se dedicado a desenvolver metodologias de ensino, treinamentos anuais para professores de marimbas, encontros e acampamentos de estudantes de marimbas ao redor do mundo, além de concertos pela África e Europa.

Kutandara Center (Colorado-Estados Unidos): escola comunitária dedicada a desenvolver a cultura africana através do ensino de marimbas, percussão africana, mbira (instrumento tradicional). A escola tem promovido anualmente acampamentos em todo território americano e concertos com o grupo de alunos e professores.

Marimbas africanas no Brasil:

Infelizmente projetos musicais voltados ao ensino da marimba e da música do Zimbabwe ainda não foram desenvolvidos no Brasil. Porém nota-se que tem crescido positivamente a necessidade do resgate da ancestralidade da nossa música e da cultura brasileira. O campo musical no nosso país é amplo e diversificado e a própria musicalidade está no sangue brasileiro e que se manifesta de diferentes formas na sua vivência cultural. Percebe-se que é urgente o investimento na educação não apenas no Brasil, mas no mundo todo, porém percebe-se também que é urgente a criação de novos modelos educacionais que tenham sua prática voltada para a conscientização do ser humano como agente ativo e responsável da sua comunidade e não meros telespectadores do cotidiano social.

É nesse contexto que surge o Projeto MarimBrasil, voltado para a prática e vivência diária dessa nova consciência. Acreditamos e investimos na educação. O trabalho criativo é a razão de ser de todo ser humano. Cada povo, cada tribo, cada comunidade desse mundo é capaz de manifestar-se criativamente e promover a mudança social. O pensamento cartesiano, ocidental desconectou o homem de suas verdadeiras raízes. Nossa missão é trabalhar junto as comunidades a identificação e o resgate dessas raízes, dar uma nova chance as futuras gerações de se manifestarem criativamente e habilitar cada criança e adolescente para se tornar um agente transformador. Educar para transformar. Transfomar para a paz. Paz para o mundo e para cada ser vivo que nele habite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário